Ceará altera legislação de substituição tributária

Lei 17.440 - DO-CE - 09/04/2021
Ceará altera legislação de substituição tributária

Foi publicada no DO-CE de 9-4-2021, a Lei 17.440 de 9-4-2021, que altera a Lei 12.670/96, dentre outros assuntos, destacamos a possibilidade de restituição ao contribuinte substituído em relação ao ICMS pago em valor maior que o devido decorrente da utilização, no cálculo do imposto relativo à substituição tributária progressiva, de base de cálculo presumida superior à base de cálculo do real valor de venda do produto ao consumidor final, efeitos desde 9-4-2021.


LEI 17.440, DE 9-4-2021
(DO-CE DE 9-4-2021)

O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, faço saber que a Assembleia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte

 

LEI:

 

Art. 1° A Lei n° 12.670, de 30 de dezembro de 1996, passa a vigorar com as seguintes alterações:

 

I - acréscimo dos §§ 1°, 2° e 3° ao art. 22:

 

“Art. 22. ...........................................................................................

 

.............................................................................

 

§ 1° O contribuinte substituído terá, ainda, direito à restituição do ICMS pago em valor maior que o devido decorrente da utilização, no cálculo do imposto relativo à substituição tributária progressiva, de base de cálculo presumida superior à base de cálculo do real valor de venda do produto ao consumidor final.

 

§ 2° Na hipótese do § 1°, caberá ao Fisco constituir, relativamente às operações praticadas durante os mesmos períodos a que se refiram as operações tributadas em valor maior que o devido, créditos tributários de ICMS complementar quando ficar constatada a utilização, no cálculo do imposto devido por substituição tributária progressiva, de base de cálculo presumida inferior à base de cálculo do real valor de venda do produto ao consumidor final, podendo inclusive ser realizada a compensação de ofício do crédito tributário complementar com valores a serem restituídos ao contribuinte.

 

§ 3° Ato normativo do Chefe do Poder Executivo disciplinará os procedimentos de restituição e de compensação de que tratam os §§ 1° e 2° deste artigo.” (NR)

 

II - nova redação do caput do art. 55-B e acréscimo dos §§ 3°, 4° e 5°:

 

“Art. 55-B. Opcionalmente à sistemática estabelecida nos arts. 55 e 55-A desta Lei, e conforme se dispuser em regulamento, os saldos credores acumulados a partir de 16 de setembro de 1996 por estabelecimentos que realizem operações e prestações de exportação para o exterior poderão ser adquiridos, mediante leilão, pela Fazenda Pública, com deságio mínimo de:

 

I - 2% (dois por cento), quando se tratar de empresa exclusivamente exportadora;

 

II - 4% (quatro por cento), quanto aos demais contribuintes.

 

.........................................................................................................

 

§ 3° O arrematante do lote poderá, de forma alternativa ao pagamento de que trata este artigo, ser autorizado a transferir o crédito objeto do deságio para terceiros, que será registrado na Escrituração Fiscal Digital (EFD) do respectivo adquirente, conforme se dispuser em regulamento.

 

§ 4° Para os fins do disposto no inciso I do caput deste artigo, considera-se empresa exclusivamente exportadora aquela cujas operações de saída de mercadorias para o exterior representem no mínimo 90% (noventa por cento) do total das saídas praticadas pelo respectivo estabelecimento.

 

§ 5° Excluem-se do total das saídas de que trata o § 4° as operações internas ou interestaduais que envolvam simples deslocamento físico de mercadorias ou bens, as quais são realizadas a título provisório, sem que haja transferência definitiva de titularidade, não implicando redução de estoque ou alterações de ordem patrimonial, tais como:

 

I - remessa, para estabelecimento de terceiros, de mercadoria ou bem para fins de industrialização, beneficiamento, conserto ou reparo, bem como para demonstração e armazenamento, desde que retornem ao estabelecimento remetente nos prazos previstos na legislação;

 

II - saída de bem do ativo imobilizado, quando a operação não for tributada.” (NR)

 

III - acréscimo do art. 113-A:

 

“Art. 113-A. A Secretaria da Fazenda - Sefaz poderá notificar o sujeito passivo que possua mercadorias apreendidas pelo Fisco para que manifeste interesse na manutenção da guarda pelo Estado.

 

§ 1° Caso o sujeito passivo não venha a se manifestar no prazo de até 30 (trinta) dias contados da data da ciência da notificação, poderá ficar sujeito ao perdimento das mercadorias apreendidas, devendo o respectivo crédito tributário ser extinto.

 

§ 2° A notificação de que trata o caput deste artigo poderá ocorrer inclusive por meio de edital, a ser divulgado em jornal de grande circulação ou por meio eletrônico, conforme se dispuser em regulamento.

 

§ 3° A Sefaz poderá doar as mercadorias perdidas para instituições de assistência social sem fins lucrativos devidamente cadastradas no Programa sua Nota tem Valor, instituído pelo Poder Executivo do Estado do Ceará com base na Lei n° 13.568, de 30 de dezembro de 2004, para o Programa Mais Infância Ceará, de que trata a Lei n° 17.380, de 5 de janeiro de 2021, ou para órgão da Administração Pública Direta deste Estado.

 

§ 4° Ato normativo do Secretário da Fazenda disciplinará o disposto neste artigo.” (NR)

 

IV - o art. 119, com nova redação do inciso II do § 1° e do § 3°:

 

“Art. 119. ........................................................................................

 

...............................

 

§ 1° .......................................................................................................

 

............................................................................................

 

II - nas hipóteses dos arts. 127-A, 127-B e 127-C;

 

..............................................................................................................

 

§ 3° Às multas aplicadas na forma do inciso III do § 1° deste artigo poderão ser concedidos descontos de 70% (setenta por cento), conforme se dispuser em regulamento.

 

.....................................................” (NR)

 

V - o art. 123, com nova redação dos §§ 1° e 3°:

 

“Art. 123. .............................................................................................

 

..............................................................................

 

§ 1° Considera-se extravio o desaparecimento, em qualquer hipótese, de documento fiscal, formulário contínuo, Formulário de Segurança (FS), Formulário de Segurança de Documento Auxiliar Eletrônico (FS-DA), selo fiscal, equipamento de uso fiscal ou livro fiscal.

 

............................................................................................................

 

§ 3° O Secretário da Fazenda poderá, conforme se dispuser em regulamento, excluir a culpabilidade nos casos de extravio previstos no § 1° deste artigo, exceto quando:

 

I - a denúncia relativa ao extravio:

 

a) não for considerada espontânea, nos termos do § 1° do art. 125;

 

b) houver sido apresentada após a baixa de ofício da inscrição no CGF do contribuinte, conforme se dispuser em regulamento;

 

c) estiver relacionada ao extravio de selo fiscal ou de documento fiscal ou formulário contínuo que contenham selos fiscais;

 

d) envolver documento fiscal que permita a transferência de crédito do imposto nele destacado;

 

e) não puder ser acolhida em razão de demais vedações constantes em regulamento.

 

II - o sujeito passivo não efetuar o pagamento tempestivo do ICMS arbitrado, quando for o caso, na forma da legislação.

 

......................................................................” (NR)

 

VI - nova redação do art. 125:

 

“Art. 125. A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo devido e dos acréscimos moratórios, ou do depósito da importância arbitrada pela autoridade administrativa, quando o montante do tributo dependa de apuração.

 

§ 1° Sem prejuízo de outras hipóteses previstas em regulamento, não se considera espontânea a denúncia apresentada após o início de ação fiscal, exceto se instaurada especificamente para a apuração de infração não relacionada ao objeto da denúncia apresentada pelo contribuinte.

 

§ 2° Nos casos em que a legislação reconhecer a espontaneidade no cumprimento de obrigações tributárias por parte do sujeito passivo, a não aplicação da penalidade ficará condicionada, quando for o caso, ao saneamento da irregularidade no prazo de até 10 (dez) dias contados da data em que o sujeito passivo tomar ciência da notificação emitida em decorrência de análises e acompanhamentos efetuados pelo Fisco.

 

§ 3° O prazo de que trata o § 2° deste artigo aplica-se também no caso de saneamento espontâneo de irregularidade constatada por ocasião da análise pelo Fisco de pedido de alteração cadastral apresentado pelo contribuinte ou responsável.

 

§ 4° Salvo disposição em contrário constante de regulamento, o disposto neste artigo não se aplica à denúncia espontânea relativa ao descumprimento de obrigações acessórias.

 

§ 5° Nas hipóteses das alíneas “b”, “c”, “d” e “e” do inciso I do § 3° do art. 123, bem como do § 4° deste artigo, caso a denúncia tenha sido realizada antes do início de ação fiscal, permitir-se-á o pagamento da respectiva multa por meio de DAE, sem a lavratura de auto de infração, com redução de até 70% (setenta por cento) do valor efetivamente devido nos termos da legislação, conforme se dispuser em regulamento.

 

§ 6° O sujeito passivo perderá o direito à redução especificada no § 5° deste artigo caso não efetue o pagamento tempestivo da multa, devendo ser lavrado o respectivo auto de infração para aplicação da penalidade cabível, salvo disposição em contrário constante da legislação.

 

§ 7° O reconhecimento da espontaneidade ficará condicionado, quando for o caso, ao pagamento do ICMS arbitrado na forma da legislação, que deverá ser recolhido no prazo de até 10 (dez) dias, contados da data em que o sujeito passivo tomar ciência da notificação para pagamento decorrente da análise efetuada pelo Fisco da denúncia espontânea.

 

§ 8° Ato normativo do Chefe do Poder Executivo poderá:

 

I - delegar aos servidores da SEFAZ integrantes do Grupo Tributação, Arrecadação e Fiscalização - TAF a análise de processos envolvendo denúncia espontânea do cometimento de infrações, inclusive quando relacionados com pedidos de exclusão de culpabilidade referentes ao disposto no § 3° do art. 123;

 

II - estabelecer disposições complementares ao disposto neste artigo.” (NR)

 

VII - acréscimo do art. 127-B:

 

“Art. 127-B. Sem prejuízo da ação fiscal individual, quando for o caso, na hipótese de autorregularização de diferenças de valores verificadas em operações com cartões de crédito ou de débito, ou similares, existentes entre as informações prestadas ao Fisco pelo contribuinte e as informações prestadas pelas empresas administradoras de cartões de crédito, de débito, ou similares, das quais resultem ou não em falta de recolhimento do imposto pela não emissão de documentos fiscais relacionados com essas operações, o contribuinte poderá efetuar o pagamento, por meio de DAE, da penalidade prevista no art. 123, inciso III, alínea “b”, itens 1 e 2, desta Lei, conforme o caso, com redução de até 90% (noventa por cento), sem a lavratura de auto de infração, na forma prevista em regulamento.” (NR)

 

VIII - acréscimo do art. 127-C:

 

“Art. 127-C. A empresa optante pelo Simples Nacional cujo valor das despesas pagas, durante o ano-calendário, tenha superado em 20% (vinte por cento) o valor de ingresso de recursos no mesmo período, excluído o ano de início de atividade, ou quando o valor das aquisições de mercadorias para comercialização ou industrialização for superior a 80% (oitenta por cento) dos ingressos de recursos no mesmo período, excluído o ano de início de atividade, poderá, através de autorregularização, por meio de DAE, sem a lavratura de auto de infração, efetuar o pagamento da penalidade prevista no art. 123, inciso III, alínea “b”, item 2, desta Lei, com redução de até 70% (setenta por cento), na forma prevista em regulamento.” (NR)

 

Art. 2° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Art. 3° Ficam revogadas as disposições em contrário.

 

 

CAMILO SOBREIRA DE SANTANA

Governador do Estado