Veja os cuidados necessários para escolha do CFOP

Informação
Veja os cuidados necessários para escolha do CFOP

Neste Comentário, destacamos os cuidados que nossos Assinantes devem ter na escolha do Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) a ser indicado na Nota Fiscal.

 

1. DEFINIÇÃO DE CFOP

Os CFOPs são uma sequência de números criados com a finalidade de descrever qual o tipo/natureza da operação ou prestação que está sendo realizada. Esta questão da descrição das operações/prestações deve ser levada muito a sério pelos “operadores fiscais”, tendo em vista a variedade de códigos que descrevem as operações/prestações de forma cada vez mais específica.

2. PARAMETRIZAÇÃO DO SISTEMA

A geração dos registros fiscais, contábeis e previdenciários de uma empresa de forma ágil, e em conformidade com os leiautes estabelecidos pelos órgãos reguladores, depende da utilização de um sistema informatizado.

Sob o ponto de vista fiscal, para implantação desses processos é necessário o cadastramento de diversas variáveis, inclusive o CFOP, que impactam na forma de realização e de tributação da operação, pois, baseado neste cadastro, o sistema realiza automaticamente a verificação da receita auferida pela empresa, a baixa do estoque na contabilidade, a escrituração fiscal, bem como a apuração dos tributos envolvidos na operação.

2.1. IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO

O principal objetivo deste trabalho é mostrar para nossos Assinantes a importância de uma análise eficiente para escolha do CFOP.

Os sistemas de emissão de documentos fiscais eletrônicos buscam sempre facilitar a execução dos serviços dos profissionais da área fiscal, no entanto as escolhas das diversas variáveis que englobam uma operação comercial e industrial, inclusive os diversos códigos de operação e suas normas de utilização, dependem muito da interveniência dos profissionais da área fiscal.

Nos itens a seguir, abordaremos soluções que buscam esclarecer as dúvidas dos profissionais da área fiscal encontradas no momento da escolha de um CFOP adequado.

3. ESCOLHA DO CFOP QUE MELHOR DEFINA A OPERAÇÃO OU PRESTAÇÃO

Existem CFOP específicos para comércio, indústria, energia elétrica, serviço de transporte e de comunicação, operações com substituição tributária e tantos outros, conforme define o Convênio Sinief S/N, de 1970.

Portanto, cabe a cada profissional identificar e entender a operação praticada pela empresa e, a partir desse conhecimento prévio do negócio, consultar a listagem dos CFOP criados pelo legislador e, dentre eles, encontrar aquele que melhor se adeque à operação que será praticada.

Confira neste Link  a matéria completa regras gerais item 19.15