Como Funciona

Ferramenta de trabalho ideal para ajudar você na emissão de notas fiscais, na conferência de mercadorias compradas, na formação dos preços de vendas e na parametrização de sistemas.

Cálculo automático de ICMS-ST

Análise rápida e precisa de Notas Fiscais de Entrada e de Saída

Esta funcionalidade é muito valiosa na hora de conferir uma Nota Fiscal de entrada ou de saída. Primeiro, o sistema permite que você analise se a classificação fiscal da mercadoria está adequada. Ao indicar a NCM ou CEST, é possível chegar a uma mercadoria específica ou a similares. Como você sabe, às vezes, uma diferença na classificação pode afetar a tributação e o preço de vendas ou de compra.

Conferida a classificação fiscal e definidos os estados de origem e destino da mercadoria, no passo seguinte você seleciona o tipo de estabelecimento de origem (Atacado, Indústria ou Varejo) e para que a mercadoria é destinada (Comercialização, Consumidor final, Consumidor final não contribuinte do ICMS, ou para Industrialização). Na sequência, você informa se os estabelecimentos de origem e destino estão no Simples Nacional e se a mercadoria é importada ou não.

Após isso, você preenche os valores relacionados à operação e define, com o auxílio do sistema se há benefícios fiscais envolvidos. A partir daí o sistema apresenta o resultado, com a fundamentação legal: MVA (inclusive ajustado), Alíquota da operação própria e do estado de destino, alíquota adicional (se for o caso), ICMS na operação própria e base de cálculo e o valor do ICMS-ST.

Image
Image

Pesquisa de produtos por CEST e NCM e de MVA e alíquotas

Verifique se seu produto está no regime de Substituição Tributária e encontre sua melhor classificação.

O sistema ST informa o CEST da mercadoria automaticamente através da identificação da NCM. Basta informar a NCM da mercadoria desejada, que o sistema apontará o número do CEST. É possível também fazer a pesquisa inversa, ou seja, digite o número CEST, que o sistema informará a NCM correspondente ou o nome da mercadoria.

É importante ressaltar que as mercadorias só possuirão CEST se estiverem listadas no anexo do Convênio 92/2015 (aquele que lista as mercadorias que têm permissão para serem incluídas no regime). Logo, aquelas que têm CEST podem estar sujeitas ao regime de ST ou de antecipação, dependendo, neste caso, da legislação do estado destinatário ter optado pela inclusão ou não desta mercadoria no Regime.

Com base no código do produto, você também pode pesquisar MVAs e alíquotas nas mais diversas operações, internas e interestaduais. A combinação destas duas possibilidades de pesquisa permite que você estude o melhor planejamento de classificação fiscal e tributação das mercadorias. Além é claro, de ser um recurso valiosíssimo para auxiliar na parametrização de sistemas ERP (cadastro de produtos e tributos sobre a venda).

Atualização completa e monitor de NCM

Acompanhe as últimas notícias publicadas por nossa equipe de redatores.
Monitore os NCMs e CESTs de seus produtos e receba alertas quando houver alterações de alíquotas e MVAs.

A legislação tributária é muito dinâmica. Acompanhá-la exige um cuidadoso trabalho de acompanhamento dos diários oficiais. A COAD faz exatamente isso por você. E mais: nossa equipe técnica interpreta os atos legais e normativos e mantém o ST permanentemente atualizado, para que você trabalhe com total segurança e tranquilidade.

Para facilitar o seu controle, você conta com uma funcionalidade valiosíssima: o Monitor de NCM. Basta cadastrar as NCMs relativas às mercadorias que você deseja acompanhar. Assim, sempre que houver alterações na legislação que afetem esses produtos, você receberá um alerta por e-mail.

E, a cada semana, para que você se mantenha bem informado sobre tudo que acontece de uma forma geral na legislação do ICMS/Substituição Tributária, você recebe uma newsletter contendo um resumo do que saiu recentemente nos diários oficiais. Esse noticiário também fica disponível e atualizado diariamente no site. Tudo isso garante que você esteja sempre muito bem informado sobre o tema e nunca seja pego de surpresa.

Image

Nossas Habilidades

  • ICMS-ST
    %
  • Obrigações Acessórias
    %
  • Benefícios Fiscais
    %
  • Pauta Fiscal
    %
  • Escrituração
    %

Especialistas em ICMS-ST para solucionar suas dúvidas

Tenha disponível o nosso suporte online via chat, onde poderá contar com a ajuda de nossos consultores.

Durante o dia a dia de trabalho, é muito comum surgirem dúvidas de interpretação e aplicação das regras de Substituição Tributária do ICMS. Conhecemos bem essa realidade. Por isso, disponibilizamos uma equipe exclusiva, por meio de suporte online (chat), para atendê-lo, trocar ideias com você e solucionar todas as suas dúvidas sobre o tema nos 27 estados da federação. Ao ajudar nossos clientes com este poderoso recurso, além de mantermos um diferencial exclusivo em relação à concorrência, esta interação permanente junto ao mercado garante a evolução contínua do nosso produto, tornando-o, a cada dia mais, imbatível.

Tudo sobre Substituição Tributária de ICMS

Mais do que uma ferramenta de consultas e cálculos, nós ajudamos você a entender melhor o funcionamento deste regime tão complexo através de nossas Regras Gerais e Video Aulas.

Nossa experiência mostra que muitas pessoas operam rotinas na área fiscal sem uma preparação adequada. Por isso, oferecemos, sem ônus adicional, um conjunto incomparável de orientações práticas e instruções didáticas para facilitar o entendimento de como funciona e por que existe este sistema de tributação diferenciado. Um excelente recurso para auto estudo e treinamento de equipes.

Image

O que está esperando? Conheça na prática o que o ST pode fazer por você!

Experimentar